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Nord2501 + Nord 2502 Noratlas Twinset - 1/72 Kit de Montar Heller 85374
Nord2501 + Nord 2502 Noratlas Twinset - 1/72 Kit de Montar Heller 85374
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Nord2501 + Nord 2502 Noratlas Twinset - 1/72 Kit de Montar Heller 85374

Código: HLR 85374

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Nord2501 + Nord 2502 Noratlas Twinset - 1/72 Kit de Montar Heller 85374

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Descrição do produto

Kit de Plastico para Montar Heller

Recomendado para maiores 14 anos

Kit Plastico para montar - Nord2501 + Nord 2502 Noratlas Twinset - 1/72

Escala: 1/72
Comprimento: 315mm
Largura/envergadura: 454mm
Altura:
Número de peças: 234

Requer cola e tinta
Embalagem 100 x 665 x 335 mm
3 decalques incluídos:
- 2501: Alemanha: nº 126, 53+08, Flugzeugführerschule
(FFS-S), Luftwaffe, 1968
- 2501: França: nº 105, 62-SI, GT 3 /62 „Sahara“, Armée de l'Air,
BA 140 BLIDA, Algérie, 1961
- 2502: UAT - Aeromaritime, F-BGZF,
Nord 2502, Jet drive

Ambas as versões podem ser construídas a partir de este conjunto duplo.
Nord 2501 com acionamento por hélice e Nord 2502
com acionamento por hélice e Jet drive adicional nas
pontas das asas.

O Noratlas, que por muitos anos foi o pivô do transporte militar francês, foi lançado em 1947, em resposta a um pedido da Força Aérea Francesa para substituir seus C-47 „Dakota“ e Ju-52. Seu design foi totalmente focado na facilidade de carregamento no porão. Em 1950, os serviços oficiais adotaram o projeto então conhecido como Nord 2500, cujo projeto de dupla viga com abertura de porão de carga por duas conchas removíveis permitia o transporte de grandes cargas, ao contrário de seus antecessores equipados com porta lateral. O primeiro protótipo do Nord 2500, movido por dois SNECMA 14Rs de 1600 HP, decolou em 10 de setembro de 1949. Como esse motor foi considerado insuficiente, o motor SNECMA/Bristol Hercules de 2000 HP foi o preferido, dando origem ao Nord 2501 „Noratlas“ , dos quais 4 protótipos voaram pouco depois. A produção em série do Noratlas começou em 1952 na França, depois na Alemanha depois que este país adquiriu a licença de fabricação para equipar a Luftwaffe. Um total de 426 cópias de todas as versões foram montadas na França (239) e na Alemanha (187). A Força Aérea utilizou o Noratlas desde 1953. Os primeiros aviões foram batizados na Indochina no ano seguinte. Os últimos „grey“, apelido carinhoso da aeronave dado pelas tripulações, foram reformados em outubro de 1989, após 35 anos de bom e leal serviço, deixando o C-160 „Transall“ em seu lugar para sempre. A carreira da Luftwaffe Noratlas foi mais curta e terminou em 1971, depois que o C-160 „Transall“ equipou totalmente os três esquadrões de transporte. Em sua versão Nord 2502, o Noratlas era equipado com dois motores Marboré nas pontas das asas, o que lhe dava potência extra para decolagens em países quentes

Faixa etária: 14 anos e acima

Imagens e fotos meramente ilustrativas

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